17/04/2008

Obrigada

Obrigada, Senhor, por aqueles que colocaste ao meu lado.
Obrigada, Senhor, pela Maria.
Hoje falou, de mansinho, ao meu coraçãso.
A estrada é longa, é de terra e muito, mas muito acidentada.
Às vezes dá vontade de cruzar os braços, fechar a porta e desistir.
Mas Tu continuas a bater à porta e a insistir, pois não desistes.
Tu estás lá, ao virar da esquina, esperando, esperando, esperando, até que eu reinicie a caminhada.
A Maria hoje foi o Teu instrumento. Deu-me o empurrão que me estava a faltar.
Os dias da escola são de solidão, no meio de uma multidão barulhenta e arrepiante. Há desalento, tristeza e muitas preocupações.
Como coordenadora tenho que gerir conflitos que não provoco, situações desagradáveis com professores sem escrúpulos e estar sempre atenta a tudo o que acontece no departamento.
Gosto tanto de ser professora. Professora que lecciona, que ouve os alunos e os acompanha...
Detesto ser professora titular, coordenadora e enfrentar uma turma onde sou maltratada pela insolência e falta de respeito de alguns alunos.
Quantas vezes tenho que repetir a mesma coisa: Senta-te direito, virado para a frente e ouvir em tom de gozo e de forma arrastada:
Desculpe senhora professora!
Perdeu-se a dignidade e o respeito pelo outro.e ouve-se dizer:
Não chames a atenção. Dialoga e deixa que as coisas aconteçam!
No final do ano?
Com alunos do secundário?
Com alunos que estão a fazer um curso profissional e a prepararem-se para entrar a passos largos na vida activa?
Basta de permissividade!
Basta de fazer de conta!
Basta de tanto ignorar!
É por tudo isto que sinto um grande cansaço e... por vezes, vontade de desistir.

Obrigada Jesus por me teres, um dia, deixado cruzar com a Maria.

Obrigada

5 comentários:

Anónimo disse...

...Anda lá companheira! Esta é apenas mais uma curva, Lembras?! Um abraço banhadinho de gargalhadas, daquelas que são só nossas, OK?
Estou contigo, Maria S.

Paulo disse...

Maria sempre Maria, a eterna mãe que nos acarinha nos momentos menos bons das nossas vidas. Sempre Ela. Já agora se quiseres um livro sobre a devoção a Ela, mand-me o email que te envio. Quanto à parte material da vida, pois ser professor(a) está cada vez mais complicado. Já nã há respeito...enfim.

Catequista disse...

Como te compreendo, como te reconheço em muitas colegas (mesmo eu nao sendo titular).
Valha-nos a fé em Jesus e Maria, que nos apoiam nos momentos mais difíceis.

Beijocas

Anónimo disse...

Despertaste, amiga, dessa tua letargia. Que não é tua, afinal... é a de muitos de nós. Como em tudo, acabou-se o encanto! É sempre assim! Mas o desencanto...o desencanto é o que mais dói. Compreendo-te tão bem, amiga.Felizmente, para mim, acabou-se o pesadelo. A minha reforma chegou no dia 14 p.p.Feliz porque cumpri com lealdade e zelo o meu compromisso. Mais, com amor. Com o amor que ponho em tudo o que faço, tal como tu, como tão deliciosamente no-lo mostras. Pois é, amiga. É por isso que não te posso deixar serenar muito tempo. É porque TU nos encantas! Beijoca grande e continua com a embalagem.
Filó

Anónimo disse...

Despertaste, amiga, dessa tua letargia. Que não é tua, afinal... é a de muitos de nós. Como em tudo, acabou-se o encanto! É sempre assim! Mas o desencanto...o desencanto é o que mais dói. Compreendo-te tão bem, amiga.Felizmente, para mim, acabou-se o pesadelo. A minha reforma chegou no dia 14 p.p.Feliz porque cumpri com lealdade e zelo o meu compromisso. Mais, com amor. Com o amor que ponho em tudo o que faço, tal como tu, como tão deliciosamente no-lo mostras. Pois é, amiga. É por isso que não te posso deixar serenar muito tempo. É porque TU nos encantas! Beijoca grande e continua com a embalagem.
Filó