24/08/2008

Quem eu digo quem Tu és!

Do evangelho de Mateus

«Quem dizem os homens que é o Filho do Homem?»
Tens vontade de saber mais, de fazer sondagens, de ler artigos de opinião.
Queres sentir o pulso à Tua mensagem.


«Quem dizem os homens que é o Filho do Homem?»
És alguém que se preocupa com os outros, que está atento, que olhas à tua volta e umas vezes sorris, mas, as mais das vezes choras copiosamente perante o que vês, o que sentes.
És alguém que, apesar do teu olhar parecer sereno, te sentes perdido perante a dor, o sofrimento, os desencontros e o medo.
És alguém que desespera perante o abandono, perante os que vivem à margem: meninos da rua, sem-abrigo, despojados pela guerra, sem-terra, enfim, vítimas do ‘poder’ dos poderosos que não esmorecem na sua sofreguidão de ter sempre mais, não olhando a meios para atingir os seus próprios fins.
És alguém que sofre com os mais sofridos, os mais tristes e os mais infelizes.
És aquele que prefere colocar-se ao lado dos pardais por serem indefesos e mais vulneráveis a ataques dos passarões sem escrúpulos.


«Quem dizem os homens que é o Filho do Homem?»
És tudo isto, menos a sede da vingança, da justiça feita por mãos próprias.


Logo, logo de seguida, questionas-me a mim, pessoal e individualmente.
«E vós, quem dizeis que Eu sou?»
E tu, quem dizes que Eu sou?
Tu és…
… a cabeça, o cérebro.
… a alegria.
… Aquele que abre o caminho para o Pai.
… o Amigo em quem se confia setenta vezes sete.


Aqui há tempos disseste-me:
- Segue-Me.
E eu sigo-Te sem temor.
Segue-Me para onde quer que Eu vá. Não tenhas medo!
Comigo estarás mais alegre e mais feliz. Comigo tens um sentido de viver porque: Amo-te.
Ao contrário de José Régio eu digo: Vou por aí. É esse o meu caminho. É esse o sentido da viagem.
Queres saber quem eu digo quem Tu és?
Tu és o irmão que caminha comigo, de mão dada. Se não Te conheçe. há-de conhecer-Te pela vontade que eu tenho de Te mostrar, de Te dizer, de Te sentir.


- Segue-Me.
E eu sigo-Te porque Tu és o meu Caminho, a minha Luz, o meu Amor!

Sem comentários: