19/08/2006

Domingo

Que grande sarilho!
A Dona Sabedoria convida para tomar refeição em sua casa que tem sete colunas.
1 - Sabedoria que no Novo Testamento é Jesus.
2 - Refeição que no Novo Testamento é Jesus.
3 - Sete o número mágico para os judeus que significa, no Novo Testamento, Jesus.

Isto na primeira leitura deste domingo!
Aos insensatos diz: Vinde comer, mas arrepiai caminho!
Vêde lá como vos apresentais à mesa do banquete.

Há aqui um verdadeiro apelo à conversão, ao amor e à entrega ao outro.

Eo evangelho?
Aí é que "a porca torce o rabo"!
Em verdade, em verdade vos digo:
Se não comerdes a carne do Filho do homem
e não beberdes o seu sangue,
não tereis a vida em vós.

Que pensaram os judeus?
Será que Ele está a apelar ao canibalismo?
Quem é este Homem que fala desta maneira?

Não obtiveram resposta, ou melhor, tiveram, mas ficaram tão incomodados que já não mais pararam de se mexer. Viram, ouviram, sentiram e não acreditaram no discurso dEste homem que dizia coisas estranhas.
Coitados!
Sentiram o sarilho e começaram a murmurar. O que pensa Este homem que é ou quem é?
Estamos bem arranjados!

Depois de ter lançado muitas achas para a fogueira, ainda teve a ousadia de afirmar:

Eu sou o pão vivo...
Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna...
Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em Mim e eu nele.

E eu digo: é este o Homem que eu quero seguir, imitar e, se tal me for concedido, trocar algumas palavras, daquelas que só o coração sabe dizer, quando o Pai me chamar.
Para isso vou ter que alterar muitas das minhas vivências pequeno-burguesas e olhar em direcção a Jesus Cristo através do(s) meu(s) irmão(s).
Será que vou ser capaz?
Tenho tanto que emendar!
Queria falar a linguagem do coração para amar mais e mais, como fizeram Maria Madalena, Zaqueu, o ladrão no Calvário.
Queria despir toda a roupa velha, gasta e suja de tantos defeitos que não consigo emendar, embora os conheça (risos, já é alguma coisa).

7 comentários:

Andante disse...

O sete, para o judeus significa a perfeição. Faltou-me dizer isso.

Anónimo disse...

Nunca é tarde para abandonar a Dona Sabedoria...rsrs,é preciso é sermos genuínos sabendo corresponder, à imagem e semelhança de Cristo.
Obrigada por ter aberto a porta para poder deixar meu coração falar.Santo Domingo.

Anónimo disse...

Abandonar a Senhora Sabedoria não a de Jesus, mas a do mundo...

Andante disse...

Dizes bem, porque eu prefiro a outra.

um irmão. disse...

A sabedoria.... preciso de ir um dia destes bater-lhe à porta para que me deixe sentar à sua mesa.... jinhos na alma

Andante disse...

Já lá estás sentado.
O coração assim o quis.
Abre também a alma, corta-lhe as amarras, porque essa já lhe pertence e tu estás cheia dela.

Bj desta andante que também procura, procura e pouco vê

Ana Loura disse...

Quem me dera acolher sempre a Sabedoria...mas muitas vezes distraio-me com o não fundamental

Beijinho, querida Andante