04/09/2006

Caminhada!

Ainda o sol se levantava envergonhado e a esfregar os olhos de uma noite mal dormida e nós na praia para mais uma jornada.
Hoje o grupo engordou e, em vez dos três/quatro éramos seis.
Cada qual com o seu ritmo...

À frente um grupo de quatro, numa passada cadenciada e em bom andamento, seguiam animados pela alegria de ver surgir a manhã iluminada e alegre, com os raios de sol ainda a ensaiar os primeiros passos de mais um dia. Seguiam em amena cavaqueira, pois o caminho serve para o enriquecimento e crescimento de cada um. A peregrinação não está feita, está sendo feita, umas vezes com facilidade outras cheia de contratempos e outras, ainda, de mau humor que nem a caminhada serve para aliviar as tensões...

Lá atrás, e deixada a multidão, seguiam os mais velhos.
Outro andamento, outra cadência, mas o mesmo espírito, o encontro.

Então, no meio de um largo areal com gaivotas ainda sonolentas a ensaiar os primeiros voos do dia e o mar lá ao fundo, fiz aquilo de que tanto gosto, silêncio.
Este silêncio, sempre tão ruidoso, permitiu-me aproximar de Ti e dialogar de coração aberto e disponível para ouvir o que me queres dizer.
Claro que este silêncio começa a minha oração que serve para dar graças, entrega do dia, revisão/penitência/compromisso e contemplação.
Muita contemplação!

Neste abandono a Ti e ao outro contemplo o Teu rosto sagrado no rosto daqueles que logo de manhã vão alindar a praia para que esta receba os primeiros banhistas sem mácula. Estes, os banhistas, não têm escrúpulos de a voltar a sujar, deixando pontas de cigarro, papeis, ..., e outros lixos pois sabem que no dia seguinte a irão encontrar novamente limpa e asseada. Tão pouco cuidado têm pelo esforço dos outros!...
Não pensam que por detrás da limpeza está o esforço daqueles que, por uns míseros euros, labutam e levantam cedo para a tornar agradável e... com bandeira azul.
Vêm-se homens, jovens e menos jovens, bem agasalhados porque o frio da manhã ainda se faz sentir.
Limpam, carregam e põem tudo de novo a brilhar!

Entrego-Tos e ao seu esforço no silêncio da minha oração.
Permite que o seu esforço sirva para alegrar os rostos deles e dos que com eles vivem.
Abre os olhos, que estão encerrados com muita força, daqueles que pensam apenas em si próprios, desvirtuando o trabalho honesto das outras pessoas.
Tu que és Pai e és Mãe acolhe-os no teu colo e abraça-os ao de leve para que sintam de forma ténue a Tua presença feita Amor e o carinho que depositas em cada um de nós.

Amen!

2 comentários:

joaquim disse...

Obrigado por esta meditação.
Pensamos tão pouco nos outros, sobretudo nos outros anónimos que contribuem para a nossa vida.
Por exemplo, sentamo-nos à mesa para comer e não nos lembramos de quantos trabalharam para que aquela comida chegasse até nós, e portanto nas nossas orações às refeições, (aqueles que as fazem), agradecemos a Deus pelos alimentos e deviamos também agradecer e pedir a Sua Benção para todos aqueles que concorreram para anossa refeição.
E o vestuário, e a luz, e a água e tudo enfim.
Vou tentar, pelo menos de vez em quando, rezar por todos aqueles que contribuem para que eu possa viver como vivo.
Obrigado.
Abraço em Cristo
joaquim

Andante disse...

Está visto Joaquim que quase sempre nos esquecemos daqueles que contribuem para o nosso bem-estar.
Eles estão lá e nós devemos estar-lhes eternamente gratos.
Bjs

Paz em Cristo