10/11/2006

Festa do Sol!

Hoje, estava a chegar a casa e ouvi a festa do Sol.
Numa palmeira que fica em frente da minha casa, e já muito próximo do anoitecer, os raios de sol estendiam-se ainda quentes e agradáveis, e, nessa palmeira, sentia-se e ouvia-se grande algazarra.
As avezitas desceram do seu voo e pousaram de modo a aconchegar-se para mais uma noite fria de Outono e molhada pelo orvalho que se veio instalar no meio de nós.

As avezitas já têm o corpo preparado: algumas gorduras armazenadas e um casaco aconchegado de penas fofas e isoladoras das intempéries mais agrestes. É verdade que nem todas resistem. As mais fracas e doentes desistem de procurar alimento e partem para parte incerta em busca de um local onde possam descansar para sempre.

A alegria do Sol fez-se sentir!

Também a escola estava diferente, sem alunos.
Contingências de mais uma greve à qual aderiram mais de noventa por cento dos funcionários e funcionárias.
Luta-se por melhores condições de vida e por mais respeito pelas pessoas!

Era aqui que queria chegar!
Respeito pelas pessoas!!!...
As avezitas têm ninho!
Aquecem-se umas às outras!
Voam, dançam, saltitam e cantam num eterno louvor feito ao nosso Criador.

As avezitas aconchegam-se umas às outras e dormem sossegadas.
E os sem-abrigo?
Como será passar estas noites frias e desagradáveis ao relento?
Mas o pior ainda está para vir!...
O Outono nem está demasiado frio! Aproximam-se a passos largos as longas e frígidas noites do Inverno!
À palavra Inverno logo se associa Natal, prendas, desperdício e falsas alegrias. Este Natal que se sente chegar não é o do NASCIMENTO, mas o do consumo desenfreado e sem respeito por todos aqueles que vivem sós ou na rua.
O Natal do NASCIMENTO perdeu o sentido, enquanto surgem novos ídolos carregados de falsas propostas e de falsas formas de vida!

A cada dia que passa vão engrossando os números daqueles que, sem lar, procuram o "aconchego" de um vão de escada ou da entrada de uma loja e tentam queimar as horas, os minutos e os segundos que teimam em não passar, escoando-se lentamente tal o desalento de uma vida sem sentido!
Almas tristes e abandonadas!
Almas que fazem da solidão o seu modo de vida e de estar!
Almas carregadas de dor e de desalento!
Almas que precisam de um olhar, de um sorriso, de Deus!

É com todos estes pensamentos desencontrados que olho e Te procuro, Pai Santo!
Tenho que estar cada dia mais atenta e desperta aos olhares de tristeza, de abandono e de solidão.
Tenho que me aproximar e fazer neles e com eles, no silêncio do meu coração, a Tua oração.
Ajuda-me a aproximar e a estender-lhes a mão. Dar-lhes atenção e o conforto de algumas palavras.

Pai Santo, ensina-me o Teu caminho.
Não me queres ver a atravessar as auto-estradas da vida, mas os carreiros e os sulcos já quase engolidos pela vegetação para mais facilmente chegar até Ti.
Tu mostras-me o caminho mais difícil, mas é o Teu caminho!
Não permitas que eu adormeça.
Ajuda-me a manter os sentidos bem atentos e despertos para todos aqueles que esperam por mim.

Ajuda-me, na minha peregrinação, a dançar, cantar e saltar como as Tuas avezitas e, como elas, viver a FESTA DO SOL da Tua glória.


13 comentários:

Anónimo disse...

Diz bem, mais um Natal para muitos só consumo,enquanto tantos Cristos desejam um abrigo.
Quando andava na escola ,uma vez no ciclo pediram-me para redigir uma redação sobre o Natal.Lembro que só soube escrever que era uma "palhaçada".Em casa caiu o Carmo e a Trindade,porque ninguém entendeu o queria dizer com a minha revolta.
Por hábito dizemos que é Natal todos os dias,mas não é verdade,enquanto houver injustiças descaradas não pode ser Natal.
Bem-haja pela tua sensibilidade.Se pouco podemos fazer por tantos desabrigados de amor,resta-nos rezar para que um dia na Casa do Pai essa festa seja Eterna.
Abraço

Andante disse...

Concordo Eremita!

Temos que preparar muito bem o outro Natal, o do nascimento para o Pai!
Como diz um amigo é o parto da glória que nos leva a ver o rosto Sagrado do Pai.

Beijos peregrinos.

J disse...

Que post tão bonito!

Que Deus nos ajude a ser como as avezinhas.

Beijinhos

caminante disse...

Cierto. Él nace en los corazones que le acogen al mismo tiempo que acogen a cada uno de los semejantes: "Lo que hacéis a uino de estos mis pequeños, a mi me lo hacéis".
Tu post ayuda a pensar y a repensar la vida.
Un fortísimo abrazo.

Anónimo disse...

Avezita Andorante, que bonito texto onde abres as tuas asas aos 'quenitos. quase lhes ouço o alegre chilrear, pelo teu calor e protecção.

Caminha com olhos de sol que O terás lado a lado contigo.

Arrepias-me a pele e aqueces-nos o coração.

Beijinho.

Anónimo disse...

Embrenhei-me nesse chilrear e voei sem parar até pousar no teu coração de Andorinha do Pai…risos… gostei sim, muito…

Já agora podes usar todos as partilhas em Power-Point da que vou deixando com os teus grupos, deixo aqui as 4 que fiz, falta a tua e ainda uma que estou a terminar, logo mandarei..

Vão junto com algumas da Eremita, n lhe pedi ordem mas depois cá me vejo com ela, talvez leve algumas pauladas neste lombo de andarilho (sic) mas paciência...

http://www.comnazare.info/www/PartilhasemPower.htm

Andante disse...

Dizes bem Joana, "Que Deus nos ajude a ser como as avezinhas".
A transmitir a Sua alegria e Sua vontade de Vida no nosso coração peregrino.

Beijos peregrinos e andorantes.

Andante disse...

Eu penso a vida, caminante.

Ainda me falta emendar a minha...

Beijos peregrinos

Andante disse...

Antes de vos aquecer o vosso coração, quero aquecer o meu.
É na partilha de mim que faço uma das minhas orações...
Não é por acaso que muitos querem saber deste espaço, que guardo para mim e partilho convosco, e não o desvendo para poder abrir alma e extravasar os sentidos.
Fiz deste espaço aquilo que sou e não aquilo que alguns querem que eu seja.

Obrigada pelas palavras Malufé. Se me conhecesses e ouvisses talvez...
Sabes, como mulher do Norte, digo tudo e, muitas vezes, de tal forma que deixo muitas bocas abertas e a pensar, dizer, porra, mas é uma professora...
Uma vez uma colega quando lhe disse que sou catequista deu uma gargalhada. Tu? Não pode ser...
Depois, e já muitas vezes também me disse que, afinal, apesar da brejeirice se nota pela minha maneira de ser e pelas minhas atitudes que sou coerente.
Gostei! (vaidade à parte... risos)

Beijos peregrinos e andorantes

Andante disse...

Podes levar todas as pauladas que se ela precisar de alguma ajuda cá estou eu...

Já deves ter reparado Andarilho que, tal como as avezitas, gosto de voar para Ele.
Hoje, quando cheguei a casa vinda da catequese, voltei a ouvi-las e voltei a encantar-me. Quando o tempo está carregado elas permanecem caladas.
Como vês, elas também sabem louvar o Criador que lhes deu a alegria do Sol e da felicidade.

Ah! os adolescentes hoje rezaram contigo e com S. Francisco!
E que bem lhes saiu a oração!
Estão a aprender que se reza mais com o coração do que com fórmulas feitas e recitadas sem qualquer entendimento. Estão a aprender que a oração sai do coração e não de simples papagueios sem sentido...

Amanhã somos nós/eles que vamos animar a Eucaristia.

Beijos peregrinos e Andorantes

Anónimo disse...

Bem...bem Andante não sei onde se vai meter andarilho com duas mulheres nortenhas,piores que a padeira de aljubarrota...risos
Disseste aí algo muito importante,num dos teus comentários,o importante é sermos quem somos e não sermos o que os outros querem que nós sejamos.
Basta!!! na minha juventude não pude ter sido quem eu queria.
Basta ter que viver numa sociedade onde nos "obrigam" a usar máscaras!!

Aqui é o único espaço onde pudemos ser livres ....
Também gosto de mim como sou,rebelde,irreverente,autêntica.
Todos diferentes mas todos iguais perante o AMOR do Pai.
Gosto de ter "ver" assim feliz no meio dessas avezitas....
Abraços

Andante disse...

Vamos lá ter uma santa paciência, mas só por esta vez, Eremita.
O rapaz até quis ser prestável e ajudar...

Não era preciso dizeres-me que és do Norte, eu já tinha percebido. Foi por esse motivo que aqui há tempos te perguntei qual era a tua escola.
A minha irmã é professora, também professora, em Esposende e, podia dar-se o caso de coabitardes pelos mesmos espaços. Foi só por isso.

Em relação à rebeldia e, por vezes, alguma insolência, nem sempre fui assim.
Vivi muitos anos "presa" e obrigada a "servir" alguns preconceitos.
Agora (este estado tem-se vindo a construir nos últimos 10 anos) não deixo nem permito muitas mais interferências. Nunca fiz nada de que tenha de que me arrepender e, só por isso, acho que conquistei a "minha liberdade".
Cá em casa estou a tentar conquistar algum espaço que durante muito tempo me foi sonegado. Recuso-me a ser apenas a dona de casa que coloca os deveres domésticos em primeiro lugar. O PC trouxe-me muita liberdade pois o meu marido alega que tem problemas nos olhos (desculpas, risos) e teima em ter a secretária sempre disponível. Passo-lhe todos os trabalhos, algumas vezes com alguma má vontade,confesso, envio-lhos por correio electrónico, já deixou de perguntar: "Qual é o nosso endereço?
Um amigo criou-lhe um endereço pessoal, mas sou eu que o abro, leio, selecciono e imprimo tudo o que ele precisa.
É cá uma trabalhêra!

Uma coisa me deixa descansada: ele não quer, não sabe, não cusca...

Logo, este espaço é só meu.

Beijos peregrinos e andorantes

Anónimo disse...

Eh eh eh eh Andorante. Não me assusto Avezita pq se assim és na 'faladura' - dura - eh eh então mais acredito na tua andoração.

Gosto de gente assim :)

Bjocas, muitas.