08/11/2006

A que Deus procuro?

Olho e que vejo?
Confusão, desalento, tristeza!...
É estranho que, de repente, as pessoas deixaram de rir e sorrir.
Busca-se um sorriso e vêm-se apenas rostos fechados, preocupados e desanimados.
Onde Te posso encontrar?
O alegre pipilar das aves esmoreceu e deixaram de voar com a mesma alegria. Batem as asas cansadas e voam desalinhadas, sem objectivo!
O Sol estremece e vai estendendo lentamente os seus raios que teimam em não aquecer os corações gelados e que tiritam de frio. Desacredita-se de tudo e de todos.
Também o Sol estará doente?
Nuvens escuras e pesadas avançam ferozmente desejosas de descarregar todo o seu poder e a sua força.
Mas não lavam os corações e as almas continuam insatisfeitas!...
Rostos pesados, possuídos de sentimentos contraditórios, vagueiam perdidos no meio de outros rostos pesados pelo desalento que lhes faz dobrar os ombros de cansaço e cair os braços pesados pelas dores da alma que permanece carregada.
As dores da alma!
Como pedir-Te refúgio e alento?
Onde buscar o calor para afastar este gelo que nos afecta?
Eu sei!
Eu sei Senhor que estás fechado no Sacrário. No escuro da Tua Casa Sagrada onde Te queremos para que não testemunhes o mal que tratamos o Teu Reino.
Eu sei Senhor que nos sentimos derrotados pela falta de esperança e pelo peso das angústias que atemorizam os nossos corações frágeis e enfastiados pelo desassossego em que vivemos.
E Tu continuas mudo e sereno à espera dos nossos sinais, dos nossos sorrisos, do nosso amor...
Vem e agita-nos!
Descarrega a Tua fúria sobre nós para que possamos olhar à nossa volta, para que saibamos que Tu estás sempre do nosso lado e dentro do nosso coração.
Afinal Tu deste-nos a Tua vida!
Derramaste o Teu Sangue que, como chave sagrada, se infiltrou em nós para Te encontrarmos em cada irmão e irmã que está ao nosso lado.
Tu que esperas sem limites de tempo, sem pressas e sem angústias.
Tu que estás sempre disponível, ensina-me a sentir essa disponibilidade e a estar sempre atenta aos Teus sinais.
Afinal, não me canso de Te buscar e de Te sentir nesses pequenos sinais e nessas pequenas glórias que nos dás!
Continuo a procurar-Te e já sei onde Te posso encontrar.
Vejo-Te no rosto sofrido dos irmãos, no sorriso amarelo que se esboça nos lábios daqueles que desaprenderam a alegria de Ti e no semblante carregado pelas preocupações quotidianas.
Vem Senhor!
Vem e ajuda-nos a aquecer os corações desesperados.
Ajuda-nos a alegrar-lhes a alma e a fazê-los sentir de novo a alegria da vida, da Tua vida.


15 comentários:

Anónimo disse...

A alegria do Senhor nasce de um coração que se abriu à sua humanidade! Uma humanidade plena de fracassos e vitórias…. mas que também foi acolhida e vivida pelo Filho de Deus…. Por isso, na humanidade que tanta névoa nos envolve a alma, Ele viveu a fragilidade de filhos e filhas que somos, e só Nele podemos TUDO……

Anónimo disse...

só Nele podemos TUDO…… assino o que o Andarilho disse.
No combate diário se deixarmos Jesus actuar e agir na nossa alma,encontraremos forças para prosseguir,a oração é uma boa multi-vitamina...rsrs

Paulo disse...

Por vezes, em vez de olharmos para o céu e vermos o céu azul e o sol cheio de alegria, apenas vemos nuvens carregadas de aguas e negra. A nossa visão é que tem que mudar, digo eu, Ele...está sempre há espera de nós.

joaquim disse...

No dia em que fiz 50 anos, participei numa Eucaristia de acção de graças pelo meu aniversário, no Convento das Clarissas em Monte Real.
No final da Missa pediram-me para ir ao parlatório, e as Irmãs Clarissas cantaram-me os "Parabéns a você".
É um dia que não esquecerei, sobretudo pelo olhar tranquilo, cheio de alegria e paz que vi naqueles rostos, desde o rosto mais idoso ao mais novo, (e que era bastante novo).
É em Deus que se encontra essa paz, essa alegria, essa tranquilidade e o nosso coração pode ser o convento do nosso encontro pessoal com Cristo.
Mas isto já tu sabes muito bem cara andante.
Abraço em Cristo

J disse...

Um texto lindissimo, a alegria de Deus e o Seu Amor por nós é algo extraordinaério que se encontra no sorriso amarelo de alguém e no sorriso de uma criança.

Um grande beijinho

Andante disse...

... e só Nele podemos TUDO... ...
às vezes parece tão distante e continua sempre tão próximo de nós!

Dizes bem Andarilho, deixamo-nos abraçar pela névoa da vida e não permitimos que a alma voe até Ele.

Beijos peregrinos.

Obrigada pela partilha dos pps. Vou usá-los tanto com os jovens Nahar como com os adolescentes da catequese.

Andante disse...

Eu quero deixá-Lo actuar, mas as potas do coração mantêm-se vezes de mais fechadas...
Converso muito com Ele, às vezes coisas disparatadas. Não sou muito de negociatas, já fui, quando não entendia a riqueza da oração/conversa/amor...

Beijos peregrinos

Andante disse...

Antes da visão, Paulo, temos que mudar o coração..

Beijos peregrinos

Andante disse...

Em Deus, Pai Santo encontramos a serenidade, a esperança e o amor.
Mas os rostos que estão à nossa volta são sinal do contrário: angústia, medo, dor e muito, muito sofrimento.
Temos também o coração demasiado preso a falsos valores e permitimos que os ânimos se exacerbem ao primeiro sinal de crispação.
Vivemos tempos de grande confusão e ausência de valores.


Sempre que posso, no meu aniversário natalício, vou agradecer ao nosso Pai o dom da vida.
A propósito de aniversário: deixo os meus alunos na maior das confusões quando me perguntam o dia do meu aniversário. Respondo sempre prontamente e sem qualquer hesitação: Hoje!
Começam logo uma algazarra...
Até que os elucido que para mim todos ops dias são de aniversário: anos de dias, anos de meses, anos de nascimento físico e de baptismo.
Desarmo-os em dois tempos e, ficam a saber o mesmo, isto é, nada...

Beijos peregrinos

Andante disse...

Obrigada Joana pelo mimo que me dás.
Não sei se mereço...

Beijos peregrinos

Anónimo disse...

Minha querida andante,
eterna peregrina a caminho do Bom Pai,
Não desistas de procurá-l'O! Ele é e está e acompanha-te. O "Deus escondido" que nos fala o salmo é "Aquele que é",Aquele

Anónimo disse...

Minha querida andante, eterna peregrina a caminho do Bom Deus,
Espero que estejas bem. Continua a procurá-l'O com essa sede. O "Deus escondido" que nos fala o salmo é "Aquele que é" porque Ele está connosco, ainda que à nossa volta o sorriso sejá obscurecido pelas "negruras" do dia-a-dia e das pessoas que, como nós, são falíveis e sofrem. Santo Agostinho cansou-se de procurar o Bom Pai na Natureza, em tudo o que o rodeava... Encontrou-O no seu íntimo, bem no fundo, onde a sua existência se tornava real e verdadeira. "Tarde Vos amei..." (Cf. Confissões).
Estou certo que o nosso desafio de cada segundo é procurá-l'O, bem certos da Sua inquestionável presença.
Deus ama-te muito!
Beijos monástico-fraternos! : )
e um abraço sentido do teu monge-menino.

Catequista disse...

Ás vezes procuramos, como loucos, quando afinal aquilo que queríamos está ao nosso lado, guiando-nos com a Sua mão.
Outras vezes, caminhamos pela vida, embalados num colo ternurento que nos acarinha...
Nunca estamos sós!

Andante disse...

Olá querido monge!

Não te tenho incomodado, e vontade não me falta, pois sei que os trabalho/trabalhos da faculdade não te deixam muito bem respirar!

Sabes bem que não cesso de O procurar, desistir é que não!
A "névoa que nos envolve a alma", como diz tão bem o Andarilho, não nos deixa ver, nem de longe, nem de perto, o rosto sereno do nosso BOM PAI.
Também sabes que estou a atrevessar um período de tensão e renovação espiritual, sendo demasiado exigente e crítica comigo própria.
Acredito plenamente no AMOR do PAI SANTO e é para Ele que encaminho os meus passos.

Obrigada pelos "Beijos monástico-fraternos"
Tens deste lado um coração que te ama no Pai e que por amor desse mesmo Pai não esquece o seu monge-menino.

Beijos aos teus pais

Um grande beijo peregrino e andorante.

Andante disse...

É bom o colo ternurento, mas são mais os outros momentos, do desânimo e da incerteza.
Temos que levantar a cabeça e olhar o outro bem de frente.

Beijos peregrinos