10/06/2007

Acabaram as aulas do nono ano!

O oposto do amor não é o ódio, mas a indiferença.
Erico Veríssimo

Acabaram as aulas do nono ano!
Tantas canseiras, tantas preocupações!
Aqueles marotos do nono aga não me deram descanso até ao último dia.
Recebi mais duas participações disciplinares.
Infantilidades que lhes saem caras e dão trabalho. Muito trabalho...
Mas... indiferente não.
Conseguiram cativar-me e dar tudo, defendendo-os, quando tal não merecia qualquer defesa.
Desenvolvemos cumplicidades e muito afecto.
Descobriram o meu petit nom que detesto e só algumas pessoas, poucas, utilizam.
Acabaram o ano lectivo a chamar-me de forma ternurenta por ele.
São despudorados e sem vergonha.
Agradeceram o meu esforço e tiveram a distinta lata de me dizer que eu fui a primeira directora de turma a acabar o ano com alguma sanidade mental.
Eles sabem e, sabem o quanto deixam extenuada uma pessoa.
Lutei e vou continuar a lutar, pois ainda faltam as reuniões, os exames e mais reuniões.

Não consegui agarrar todos.
Duas adolescentes perderam o ano por faltas e outra desistiu de mim. Deixou de aparecer nas aulas e, por fim, deixou de me falar. Apostei nela, desafiei-a e ela desistiu. Dói saber que os seus caminhos estão a ser os menos apropriados e que não se deixa enlaçar pelo calor dos sentimentos. Até a mãe começa a desistir, visto que continua a aparar-lhe os golpes e a fingir que não vê. É linda e atraente. Serve-se dos seus atractivos para se mostrar arrogante e altiva. O meu coração chora por não ter conseguido agarrar esta princesa/gaivota que ensaia os primeiros voos sem prever nem entender as consequências. Deixa-se manobrar e manipular por aqueles que sem escrúpulos querem arrebanhar para o seu redil os mais carentes e fazer deles aquilo que melhor sabem fazer: conduzi-los por caminhos negros e sombrios.
Daqui pode depreender-se que de tudo só não ficou a indiferença.
Eles também sabem que irei continuar a acompanhá-los mesmos depois de terem saído para outra escola.
Já acontece isso com os mais velhos, quer permaneçam na escola, quer tenham saído para outros escolas onde irão encontrar os cursos e as áreas que os farão sentir-se realizados no futuro, quando chegar a idade adulta.

Quis partilhar as primeiras impressões depois da conclusão do ano lectivo.
As aulas do sétimo ano irão continuar...

Agora tenho que estar atenta e continuar a apoiá-los no período de exames, pois sei que são tempos de ansiedade e temor.




10 comentários:

Anónimo disse...

Lutas e mais lutas cara amiga,como costumo dizer,quando pela manhã me levanto...lá vem mais um dia de guerra,mesmo sabendo que nem sempre podemos sair vencedores em todas as lutas que travamos.
A vida é um perde ,ganha, como diz um amigo meu.
Mesmo assim vale a pena o esforço quando se empenha o amor em tudo aquilo que se faz.
Por estas bandas final negativo tb.
Espero que no próximo ano dêem mais autoridade aos professores e auxiliares para que os alunos comecem a entender que existem regras e que é bom elas serem cumpridas,para construirem um futuro com cidadãos capazes para sustentar este mundo tão fragmentado.
Bjs....da (ex-eremita)...rsrs,
este nick tem mais com a minha personalidade,tb foi o nick de baptismo aqui nestes caminhos virtuais...risos

Anónimo disse...

Votos sinceros de que te encontres de saúde.
Mal comecei a ler o texto onde dizes:"Não consegui agarrar todos.
...outra desistiu de mim.Deixou de aparecer e, por fim, deixou de me falar. Apostei nela, desafiei-a e ela desistiu"... e logo me lembrei de quantas partidas destas pregamos ao nosso Pai do Céu. Também Ele sabe que, quantas vezes, os nossos caminhos não são os mais apropriados. Quando deixamos de aparecer...quando rejeitamos o Seu amor...quando desistimos dele...
Fazes bem em não desistir desses jovens! Deus também não desiste de nós. Beijo grande
Filó

JRSJ disse...

Passei por cá só para deixar um Grande beijinho. E agora, Srª Professora eu prometo que vou estudar.
Bom Trabalho e até Quinta-Feira!

Anónimo disse...

Acredita Andorante que muitos frutos dará ainda o teu amor e entrega, embora e provavelmente, nem vás saber.

Um bj.

Paulo disse...

"Não consegui agarrar todos." mas, conseguiste agarrar outros ao contrário de colegas teus que, agarrem ou não o que interessa é o ordenado e o estatuto.

Andante disse...

É como dizes eremita/fora-da-lei.
Enquanto continuar a ser o vale tudo, o lado mais fraco são sempre os auxiliares e os professores.
Enquanto os pais e encarregados de educação se mantiverem sem serem chamados a tribunal nada irá mudar pois são eles a ter o poder e nós simples prestadores de serviços...
Lá na escola temos uma adolescente aterrorizada que foi queimada, com um isqueiro, por um colega.
Até quando?
Ela chora com medo e anda sempre acompanhada pois, não estando satisfeitos, querem bater-lhe.

Um grande beijo peregrino.

Ah! Eu já sabia que tu eras as duas
ihihihih

Andante disse...

Penso tanats vezes em ti Filó...
E coloco-te no altar.
Tens razão, estamos sempre a tentar desistir, mas Ele, que apostou em nós, não nos abandona. Nós é que andamos muitas vezes distraídos.

Beijos peregrinos na alma.

Andante disse...

Até logo estudante.
Bem sei quem tu és...

Beijo peregrino

Andante disse...

Obrigada pelas palavras e pela confiança Malufé

Beijos peregrinos e pouco andorantes

Andante disse...

Há de tudo, no ensino.
Mas... será só no ensino?
Bastaabrir os olhos e olhar em volta...

Beijos peregrinos