19/06/2007

Peões

É como me eu sinto: um peão no tabuleiro que se chama Ministério da Educação...

Reúne, vigia!
Vigia, reúne!
Não, não é o trabalho de um professor que me incomoda!
O que me incomoda é mesmo a burocracia...
Papéis e mais papéis! Já nado em tantos papéis que, no fim, são para ir para o lixo.
Claro que é um lixo a médio prazo.
Quando tanto se fala em poupar papel, estraga-se papel.
E são resmas, umas atrás das outras!
Relatório disto, relatório daquilo, mais um projecto e outro projecto... bolas!
Todos sabem que gosto dos alunos, nem é preciso ser-se muito 'esperto'.

Hoje fui fazer uma vigilância do exame de Língua Portuguesa.
Estavam tensos e nervosos!
É natural, pois é a primeira experiência e o primeiro contacto que têm com estas coisas.
Pesa-lhes a responsabilidade.
O texto era lindo, carregado de subterfúgios e com uma enorme lição de vida.
Não sei se o entenderam. Também, a pressão, não permitia que a maior parte deles o entendessem.
Lá estavam as minhas avezitas.
Uma palavra aqui, um incentivo acolá, uma festita na cara... É tudo o que eles precisam, atenção e muito carinho.
Um deles, o Ricardo, não queria muito fazer o exame.
Arranjou uma gripe e foi ao Centro de Saúde pedir um atestado.
Mas, para efeitos de exame, o atestado só é válido para doenças infecto-contagiosas.
Toca o telemóvel.
Era do Centro de Saúde.
Fala a médica, a pedir desculpa por estar a telefonar, mas o Ricardo tinha-lhe dado o meu contacto.
É importante saber que o Ricardo teve uma lesão no tornozelo, por estar a fazer tropelias, e foi operado.
Quando estava internado, liguei-lhe todos os dias e, como eles sabem melhor que eu, memorizou o número.
Nada de mais pois informei-o que se houvesse algum problema me ligasse imediatamente, que eu subia montanhas para cuidar dele.
Não foi necessário...
Ontem tentou. Informei a médica e ela agiu em conformidade com a situação.

Logo pela manhã fui ter com ele.
- Dói-me a cabeça!
Pus-lhe a mão e ele tinha febre.
- Vá lá Ricardo, o remédio vai fazer efeito e tu vais ser capaz!
E foi. No final do exame estava sorridente e a fazer-me adeus.

Voltando à vigilância.
Os meus alunos, que ficaram na sala em que estava, sentiram-se protegidos, como se eu fosse uma galinha a estender as asas para melhor os aconchegar...
São tão bonitos!

Agora, é esperar pelo exame de Matemática.
Muitos vão ficar pelo caminho...
Em época normal, reprovaram onze.
Não pude fazer nada...
Dos que estão tremidos, vamos ver quantos se 'safam'. Estão mal, cerca de seis...

7 comentários:

Anónimo disse...

Só não tenho inveja desses teus alunos porque também eu sou bafejada com o teu carinho que se revela transbordante.Olha, eu penso que, ao invés de "Prémios Nacionais de Professores",ou "professor titular" que só gerem injustiça,acredito que o galardão que os bons professores mais apreciam, são os resultados que obtêm e o reconhecimento dos seus alunos. E esses não te faltam. Leva com a pciência com que Deus te vai ajudando e lembra-te que a tua missão é sagrada como sagrada é a escola. Beijo Grande
Filó

um irmão. disse...

Força, o Pai estará sempre contigo, alma que abraço em Jesus...

Anónimo disse...

para a frente peão que bem sabes que não vais só no Caminho.

Bjinho.

E outro para a Filó.

Anónimo disse...

Obrigada, malu. Há tanto tempo que não trocávamos beijinho...outro bem grande para ti.
Filó

Andante disse...

Olá Filó do meu coração.
Sabes, eu sou uma professora exigente, mas com coração de manteiga.
Como bem dizes, esta invenção do 'professor titular' está a causar um certo, grande, desgaste entre os professores. Em vez de se valorizar o ser-se professor, incentiva-se cada vez mais a desunião e as tricas. Custa passar e ouvir alguns comentários.
Eu, por inerência da idade, tenho o título garantido. Contudo, era o último título que eu gostaria de carregar.
Sabes, sou professora do terreno e abomino as burocracias, as papeladas, os decretos, enfim, a linguagem hermética da legislação e que nenhuma faculdade prepara para entender. Isso são coisas de juristas que têm que ser dominadas por todas.
NÃO GOSTO!
Coloco-te, bem como os outros, nas minhas orações e, tenho o cuidado de te colocar sobre o altar, para estares mais próxima dEle.

Beijo grande e peregrino

Andante disse...

Obrigada, andarilho, pela tua força.
Tu também estás sobre o altar, bem juntinho do Pão e do Vinho transformados no Corpo e Sangue dEle.

Um grande beijo peregrino.

Andante disse...

Ih! Grande Malu!
O Caminho partilhado é sempre mais fácil pois podemos conversar, cantar e, por que não, dar um pé de dança.

Beijocas peregrinas e andorantes