10/07/2009

X + Esperança = Mudança VI


Qual o alcance de dar?

Porquê dar?

Para quê?

Há muitas formas de dar. E eu vou dando…

O tempo. E, esse, dou.

Dou o tempo e escuto.

Aprendi a escutar!

É aqui que entra a gratuidade do tempo.

Às vezes faz-me falta e… continuo atenta.

E saio mais rica!

Então, qual o alcance de dar?

O alcance de dar tem duas vertentes bem definidas que podem até ser consideradas interesseiras:

Dar e receber…

Dar para receber…

Ao afirmar que saio mais rica, refiro-me à diferença.

Eu explico.

Há a vertente dar interesseira:

- Dou para ficar bem vista, qual fariseu inchado a afirmar que além de cumprir, também é caridoso.

Então esta dimensão de dar alimenta apenas o ego de quem dá, porque quer ser reconhecido como tal. Estou a lembrar-me dos empresários que dão algum da empresa, nunca do seu bolso, para abater nos impostos e verem o seu nome gravado numa qualquer placa de latão colocada em local bem visível de forma a alimentar a sua vaidade.

Não, não é esta a forma de dar que eu escolho…

- Dou porque quero dar e mais ninguém o sabe, qual publicano humilde que quase se esconde para passar despercebido.

Esta é a dimensão de dar que mais me agrada., pois é através dela que eu também recebo.

É um receber diferente do receber do fariseu.

Enquanto um recebe a recompensa pública e inchada de si, o outro recebe a recompensa de um sorriso, de um olhar, do Amor.

Dar implica, sempre, receber.

E volta a imagem do rio que é dar e receber.

O riacho que não pára de correr para a meta e que vai recebendo, de forma gratuita, toda a água que outros riachos vão debitando ao longo do seu curso, para o encontro com as águas ora calmas e serenas, ora revoltas e agitadas que é o mar que o acolhe de braços abertos. O rio que se plenifica no mar! Aí deixa de ser rio para se tornar parte de algo mais grandioso e mais bonito. Aí transforma-se em vida que se revoluciona no e para o amor.

E deixo crescer em mim novos dons que me trazem mais conhecimento e mais sabedoria. Torno-me disponível e escuto.

De que outro maneira posso dar?

Dou e recebo e, neste evoluir incansável vou saindo mais rica e mais eu que busca incessantemente um tu!


Sem comentários: