11/07/2009

X + Esperança = Mudança VII




Por que devemos louvar?

Como devemos louvar?

Para quê louvar?

Uf!...

Louvar é um deixar-se encantar sereno, doce e suave que se entranha e desentranha, que flui e reflui e abre as comportas às torrentes agitadas da vida.

A longa história que se deixa apanhar e usar para construir um Eu que caminha para um Tu.

É o limpar a poeira dos olhos cegos que se deixam envolver pelo tempo que estagnou e se esqueceu de correr no seu curso sem sentido.

Então, o que é louvar?

É um conhecer e conhecer-se.

É um abrir portas e deixar o coração voar nas asas de uma gaivota e cujo destino eu bem conheço e quase sempre afasto dos meus olhos cansados e do meu corpo dobrado sob o peso de mim mesma e que teima em não querer endireitar-se.

É um sentir-se, sentindo a alegria da liberdade trazida pelo sabor do vento que incomoda e desinstala os saberes feitos e pré-concebidos de uma história que está por acabar.

Louvar é o deixar-se ir na corrente do ribeiro de águas cristalinas e cantantes que alegremente buscam a foz do dever cumprido.

É o deixar-se encantar pelo canto de louvor dos pássaros por uma existência de luta pela sobrevivência e que nunca se esqueceram de alegrar os dias com os seus trinados cadenciados, por vezes estridentes, porque se sentem atraiçoados pela voracidade daqueles que semeiam sementes de asfalto.

É deixarmo-nos acontecer.

Tornamo-nos importantes porque nos tornamos nós próprios. A nossa pequenez transforma-nos em gigantes, porque somos história e temos história.

A história a acontecer.

A história no seu devir que é história de vida passada, presente e futura.

E transformamo-nos no rio que alegremente vai passando e gritando:

Eu sou história!

Eu sou a salvação!

Eu sou a história da salvação!

E temos tempo…

O tempo que passou

O tempo que é.

O tempo que há-de vir.

E surge a intemporalidade…

O tempo deixa de ser lógico, para se transformar em memória e esperança.

O passado e o futuro.

O passado e a esperança.

Agora compreendo!

X + Esperança = Mudança

Sem memória não temos esperança, porque esta assenta no tempo passado que se projecta para o tempo futuro, para a mudança.

Agora deixei que se abrissem as janelas da vida e sinto-me disponível para contemplar o meu passado para, de coração aberto, poder louvar e dizer Tu.

Deixei de ser eu, passei a ver o TU.

Sem comentários: