18/12/2009

Para a Vanessa


Hoje vou caminhar contigo.

Lado a lado, enlaçados, com a mão sobre o ombro.

Nem à frente, nem atrás, mas ombro com ombro, como amigos, como companheiros de viagem que partilham saberes, preocupações, alegrias e tristezas.

Eu sei que estás aqui, quantas vezes segurando-me na mão e eu, sem jeito, vou entrando cada vez mais dentro dos meus problemas e esquecendo a mão estendida, cheia de ternura compreensão que tens sempre pronta e disponível.

Tu que viveste e foste re-suscitado pela vontade do Pai, que leste a tua própria sentença, carregada de injustiças, e tremeste de medo, que foste maltratado e vilipendiado e nunca te esqueceste de olhar e reter todos os que te rodeavam.

Foi o teu caminho para a cruz, no maior abandono e solidão. A solidão dos que não estão sós mas que sentem desamparados.

E dou comigo a pensar nas minhas solidões e nos meus abandonos. Ao contrário do que fizeste, vou descobrindo que ao encher-me de mim própria vou desviando os olhos, deforma egoísta, para o “centro do universo” que sou eu própria.

E torno-me pequena.

É por isso que, hoje, quero caminhar lado a lado, olhando bem de frente e enlaçada em ti. Deixo que a tua humanidade me ajude a ver com mais atenção e a estar mais como companheira, como amiga.

Olhando para a frente vou mostrando o poder da tua amizade e da atracção que nos une e impele no sentido da construção do eu, do tu, do nós.

Que estabelecer, entre nós, uma relação nova, porque diferente. Uma relação eu/tu, em que te fazes sentir e aqueces o coração de forma imperceptível e solidária.

A Razão da vida cheia que esquece o que foi mal feito e valoriza, apenas, o bom de cada dia, de cada momento, de cada vontade, de cada verdade. A vida/caminho que se faz caminhando e com uma vontade feroz de te encontrar no horizonte. Não à frente, mas do nosso lado, do lado do coração, aquele que está muito próximo da verdade.

O teu braço deixou de pesar, pois transporta-me, com confiança, para mais longe. O braço que guia no sentido da verdade e da via.

E guias-me de olhos bem abertos e serenos que te dizem SIM. Eu estou contigo e é contigo que quero continuar a caminhar.

Sem comentários: