18/09/2006

A dignidade humana

Andando eu a preparar o teste, dei de caras com este pequeno texto de S. Leão Magno, Serm 21, 2-3. (CIC1691):

Reconhece, ó cristão, a tua dignidade. Uma vez constituído participante da natureza divina, não penses voltar às antigas misérias da tua vida passada. Lembra-te de que Cabeça e de que Corpo és membro. Não esqueças que foste libertado do poder das trevas e transferido para a luz do Reino de Deus.

Depois disto, que dizer?
Sendo eu participante da natureza divina porque é que continuo agarrada às misérias da vida passada?
É verdade que tento libertar-me, tento fugir das trevas, mas..
... e o rosto de Jesus no meu irmão?

Ao lutar pela minha dignidade, estou a lutar pela dos irmãos.
Também sei que o caminho é a perfeição!

Não vislumbrei, ainda, a entrada deste novo caminho/desafio!

Quem me ajuda a chegar lá?

Claro que em teoria é tudo muito bonito. Eu até já sei isto há muito tempo, faz parte da formação e do crescimento. Mas parar para estudar e pensar veio agitar a água mais ou menos estagnada, (até convém para não fazer muitas ondas e deixar a alma pensar que está tudo bem, risos)...
Ser cristã, seguir a Jesus e amar incondicionalmente o Pai dá trabalho!
Mas vale a pena.

Eu estou agarrada!...


6 comentários:

zezezinho disse...

Oh minha querida andante como eu te percebo... também sou um pouco como tu busco muito o meu passado, o que por vezes me enfraquece o meu ser, mas o caminho é para a frente nunca olhes para trás, o passado é passado não volta, o que é bom e ao mesmo tempo mau se é que me faço entender :)o presente é tudo aquilo que vives hoje, é tudo aquilo que és hoje e é hoje que tens que lutar pelo amnhã que é uma incógnita.
Se calhar não tou bem dentro do contexto daquilo que escreves-te mas acho que me entendes.
Beijos

joaquim disse...

Se nunca o fizeste, experimenta o que te proponho no comentário do post anterior.

Às vezes procuramos, procuramos e é na simplicidade de pequenas coisas que encontramos.

Abraço em Cristo
Joaquim

Anónimo disse...

Sei como é difícil curar as "feridas" do passado,mas a Deus nada é impossível. A cada dia devemos renascer tal como o sol brilha em cada madrugada sem saber porquê....apenas vive.

Andante disse...

Meus caros Zezezinho, Joaquim e Eremita

Já lambi as feridas, agora tenho que as sarar...

Claro que não vivo apenas no passado, embora o passado faça parte daquilo que sou hoje.

Começo, lentamente, a serenar e a ver mais claro.
Há dias assim.

A conversão está a ensaiar novos passos e a preparar-me para a próxima dança...

Bjocas peregrinas

um irmão. disse...

“Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus.
Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prémio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. “ Filipenses 3, 12-14

OLhar em frente e deixar-se abraçar pelo perdão e pela misericórdia do Pai..abraço-te a alma Andante Peregrina

NaSacris disse...

Andante
Se o passado te persegue, volta-te para trás e mortra-lhe os dentes! :)
Digo isto assim a brincar, mas a verdade é que às vezes temos que tomar atitudes enérgicas para podermos continuar a ter o control das coisas. Tu serás sempre maior que o teu passado. E que Deus te ajude a perceber isso. Será mais fácil para sarar tantas feridas, muitas das vezes, teimosamente abertas.
Bj