03/06/2008

Novas oportunidades

Prometi há tempos e, hoje, vou falar sobre as Novas Oportunidades.
O princípio é bom, contudo... não é honesto.
Os alunos são canalizados para estes cursos de forma a obterem, no final do percurso, instrumentos que lhes permitam entrar, mais facilmente, no mundo do trabalho.
Isto é útil e bonito!
A realidade desmente-o.
À sombra de um curso de nível III, os alunos inscrevem-se, mas não trabalham. Tornam-se altivos, insolentes e preguiçosos.
Estão a preparar-se para não fazerem nada, ou muito pouco, e para contestar todas as atitudes contrárias à sua própria vontade. Sempre que são contrariados sentem-se perseguídos e maltratados e... acusadores...
Durante este ano estou a leccionar uma disciplina enriquecedora, que nos dá uma visão da História mais abrangente, tanto na sua vertente social, como na artística, económica e política. Fala-nos da organização social das populações nas diferentes Idades Históricas, dos seus interesses e da forma como conseguíram responder às contrariedades de todos os níveis que faziam muitas vezes antever o "fim dos tempos".
A vertente política, até ao momento, foi a menos contemplada.
O nome da disciplina é isso que sugere: "História da Cultura e das Artes".
Como não entendem, nem querem entender, que devem esforçar-se tendo em vista um futuro mais promissor, sugerem-me o visionamento de filmes do circuito comercial como motivação. Exemplo: quando trabalhamos a Cultura do Senado e falamos da importância da governação de Octávio César Augusto e da Lei para esta civilização, da aculturação dos povos conquistados, apenas queriam que lhes passasse o filme "O Gladiador", não fazendo mais nada a não ser discutir uma coisa que não sendo supérflua é acessória. Não entenderam nada do que é importante, nem daquilo que é exigido a um aluno que frequenta um curso profissional de nível III e que poderá dar acesso ao ensino superior.

A aula começa às 9H00 e tem a duração de 45 minutos. Chegam, sistematicamente, com 20 ou mais minutos de atraso.
Qual é a entidade patronal que espera diariamente 20 minutos que o funcionário chegue para cumprir a sua actividade?

As disciplinas estão divididas por módulos, tendo cada módulo um número determinado do horas que termina com uma prova/exame final para passarem ao módulo seguinte. A falta de pudor é tal que ainda no decorrer da prova começam a questionar sobre a data da prova de recurso, até à resolução de uma terceira prova.
Depois, só o exame em Setembro.

Neste final de ano já cumprimos quatro dos dez módulos previstos para a conclusão da disciplina. Neste momento só concluíram os três iniciais apenas seis alunos, num universo de trinta.
E continua a apregoar-se a bandeira das novas oportunidades e o elevado número de inscritos no Ensino Secundário.
Só quem está do lado de dentro é que começa a perceber a fraude em que os portugueses embarcaram.
E não dá cadeia!...
O que importa são os números que se mandam para a Europa e eles, pobrezitos, aproveitam tudo...

Portugal está no bom caminho pois avança a passos largos para o... atoleiro.


4 comentários:

osátiro disse...

Continuemos a rezar pelos quatro Cristãos Argelinos condenados por abandonar o Islamismo:
http://www.oecumene.radiovaticana.org/BRA/Articolo.asp?c=209570

Paulo disse...

Nem mais...é o pais que temos.

Anónimo disse...

SERÁ QUE LI BEM..Há algum PROGRAMA EDUCACIONAL " NOVAS OPORTUNIDADES"? Quer referir-se a " NOVOS OPORTUNISTAS...." num pais( qual país) que em que já temos tantos...!!!
PARABÉNS PELO TEXTO....
JMAS

osátiro disse...

Rezemos por Ferrer García, preso político católico cubano, em greve de fome por condições desumanas