19/10/2010

Este…
Esse…
Isto…
Estas coisas…
Tudo tem a ver com a mesma pessoa.
Aquela que foi mal vista, mal entendida e… por que não… mal amada.
Ele que não era, mas passou a ser.
E foi o primeiro, porque fez a ponte entre o antes e o depois.
E quando veio fez tudo ao contrário do que seria esperado para um messias. O Messias devia corporizar um profeta que preconizasse a libertação, não a das entranhas, do eu, mas a libertação física de um povo do jugo do outro.
Romanos, invasores, conquistadores vs israelitas submetidos ao sabor de novos senhores que paulatinamente começam a impor as suas regras, a sua cultura, os seus deuses. Estes deuses que corporizam esperanças, medos e sofrimentos que são sempre vistos como castigo.
E, qual era o deus dos judeus?
Um deus distraído, castigador e vigilante, de modo a apanhar em falta os mais incautos.
Pelo contrário, o Deus de Yeshu é um Deus presente, pai e mãe, sempre disponível para afagar e perdoar. O Deus da Verdade e do Amor.
O Deus de Yeshu é um Deus atento que o ungiu e o escolheu para que, sendo um de nós, vivesse, sentisse e saboreasse a verdade e o sentido de toda a nossa história humana que se redimensionou na festa Pascal.
Como eu comecei a viver e a sentir as coisas!
A festa Pascal que possibilita a entrada numa nova dimensão e aprender o verdadeiro nome. O nome por que Ele me chamou desde o início dos tempos. O nome da verdade e do sabor deliciado deste Pai que tem sempre disponível o colo de Mãe.
Mas… voltando a Yeshu, o ungido, o escolhido, o eleito.
E foi “crescendo” em sabedoria e graça. A construção de um homem faz-se dia após dia e, à medida que se vai aproximando do dia da glória, vai-se tornando mais sábio e mais bonito. A sabedoria da vida vivida e a raça da vida plena.
À medida que vou desenrolando esta reflexão, vou sentindo alguma angústia pelo sentimento que a ausência vai causando e a alegria de uma nova dimensão mais plena que se vai aproximando.
E vão chegando as esperanças messiânicas e todas as outras esperanças!
As esperanças que se tornam vida, pois fizeram passar do medo à confiança, da incerteza à certeza, da tristeza à alegria, da morte à vida.
Então… quem é este Yeshu que corporizou a esperança?
E deixou de ser pertença de alguns, passando a pertencer a todos.
A esperança de Yeshu é fecundante, assumindo em si a vida de todos.
É uma esperança que toca e se faz vida.
Esta é a nova esperança, a do presente que não esquece o passado e que se torna futuro.
E faz a ruptura com um todo apocalíptico que se vai esboroando como terra ressequida que perdeu a ligação entre si.
Yeshu mostra-nos a esperança do “toque” do Pai, corporizando-se nela, porque ela é vida.
Também ele teve um nascimento impossível. Não, não foi de uma estéril e velha mulher, mas de uma jovem que se tornou o “resto fiel” porque acreditou.
Yeshu, o Homem, é também o profeta, pois é um presente amoroso de Deus que o chamou de novo à vida, como prémio de uma vida com sentido.
Yeshu, o Homem da esperança, porque ele próprio a corporizava.
Por Yeshu, Deus vem para morar e permanecer na memória agradecida da nossa fé. Deus veio com Yeshu e permanece “agarrado” a Ele, pois é a promessa da felicidade e, como tal, passa a fazer parte de nós.
Deus e eu.
Deus comigo.
Deus em mim…
… e isto é válido para todos os que escolheram viver a vida com Yeshu, o visitado por Deus!

1 comentário:

Aborto Não PT Não disse...

"Se algum padre ou algum bispo pretende ser prudente e guardar o silêncio, eu não guardarei, porque não quero entrar para história como os bispos que covardemente não levantaram a voz quando Hitler começou a governar a Alemanha em 1933." (Pe. Paulo Ricardo, sobre o PNDH-3)

"Porque se a gente se calar, as pedras vão falar. E vai ser ... uma vergonha muito grande se as pedras falarem porque os cristãos não se pronunciam." (Padre José Augusto, sobre o PT na Canção Nova)

"Não podemos nos calar!" (Dom Aldo Pagotto, sobre a Cultura de Morte no governo)

Muitos padres e pastores ergueram corajosamente sua voz para denunciar a Cultura de Morte do governo. Vamos também nós fazer o que estiver ao nosso alcance!

O site * www ponto ABORTOnaoPTnao ponto com * é uma FERRAMENTA que nos ajuda a deixar descoberta a Verdade sobre como o atual governo está tentando implantar a Cultura de Morte no Brasil. O site tem um histórico de notícias, é simples de acessar e fácil de divulgar!

Ajude a divulgar escrevendo uma postagem no seu blog e enviando e-mails para seus amigos! Mostrar a Verdade sobre o que o atual governo está fazendo em relação ao aborto é um ato de Amor com os brasileiros e patriotismo.

Alguns "fatos", não "boatos", a serem conferidos no site:

* UM DIA DEPOIS do primeiro turno, Ministério da Saúde continua projeto: "Estudo e Pesquisa - DESPENALIZAR o Aborto no Brasil"
* Como pré-candidata, Dilma ALTERA radicalmente discurso sobre aborto e fé
* Dilma diz que é um absurdo que não haja a DESCRIMINALIZAÇÃO do aborto no Brasil
* Dilma defende "atendimento PÚBLICO para quem estiver em condições de fazer o aborto ou querendo fazer o aborto"
* Igreja chama Lula de "novo Herodes" devido a DECRETO pela legalização do aborto
* Ministério da Saúde financia filme pró-aborto
* PT PUNE deputados por serem contra o aborto

"Aquele que conhece a Verdade e não a proclama é um covarde miserável e não um cristão." - São Pio V