16/11/2010

retiro 3


Possa!
Então o Espírito de Deus faz profetas?
Gosto disto
E teria repetido, entre montanhas, e gritado bem alto que o Espírito de Deus faz profetas e ouvir o eco a devolver-me, vezes sem conta, a mesma frase.
O Espírito de Deus faz profetas.
O indivíduo que ouve e faz sem medo, mesmo que seja mal compreendido.
Será que não tem medo?
Claro que tem, mas transporta em si a força do próprio Espírito que abre fronteiras e o ajuda a transbordar tudo o que tem que ser dito e ser feito.
Pois não é profeta quem quer, mas quem o Espírito bafeja.
E sussurra ao ouvido, qual sopro quente que agita e faz ferver o coração em sobressalto.
O soprado deixa-se conduzir, deixa de agir por si só, mas age por toda uma família que se enrola e se torna presença nele próprio.
O soprado, profeta, ganha uma couraça que o torna imune, porque se sente aconchegado e acompanhado.
Jamais ficará só
Ele e o espírito, de mãos dadas, vão-se dando a cada minuto que passa.
E o profeta vai deslizando e incomodando no meio da multidão.
E vai construindo um eu/Tu de cumplicidade que se transforma em comunhão e pertença.
E começa uma verdadeira história de amor que avança de peito aberto até onde deve ir.
E o profeta fala, fala, fala…
…fala palavras não ouvidas, abafadas pelo medo, palavras que são dom do Espírito Criador que paira e que pesa como chumbo no cabeça do ou dos visados. O arrojo do Espírito!
Tudo acontece quando o Pai deixa cair a mão e a pousa sobre a cabeça d@ visad@.
Então, quem são os eleitos?
Onde os procurar?
Pois! Esta mão foi-me dirigida de modo a que eu me deixe enredar pelas teias do Espírito. Diz-me que tenho que derrubar os muros interiores, abrir-me ao sussurro que acalenta e deixar-me invadir.
Só então acontece que eu me transformo em profeta e deixo-me levar. E começo a incomodar!
Incomodo e saio muitas vezes a perder. Não foi assim com os profetas de Deus que acabaram perseguidos ou assassinados como Jesus de Nazaré?
E vou morrendo nas águas do Jordão para emergir com novas forças, nova coragem, de modo a enfrentar o dia-a-dia da vida com vigor renascido e tentar desempenhar o meu papel ao teu jeito, deixando-me invadir pelo Espírito que renova, dá força, dá vida.

Sem comentários: